 A sensibilidade dentária é conhecida como a dor causada por desgaste da superfície do dente, mais especificamente, na sua região cervical. Esse desgaste pode ter sido oriundos, na maioria dos caso, por hábitos deletérios na escovação ou alimentação dos pacientes, ou mesmo desgate natural da dentição e maloclusão. A exposição da raiz dos dentes na sua cervical, ou do colo, se deve a processos de à retração gengival, erosão dentária, abrasão ou ainda abfração dentária. Como essa exposição radicular expõe milhares de canalículos, que se estendem desde o centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície, esses ficam expostos e causam a dor.
O diagnóstico mais comum evidenciado e relatado pelos paciente é que quando expostos ao calor, frio ou pressão afetando esses canalículos, o paciente relata sentir dor. Então se você sentir sensação dolorosa em seu dentes ao tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, é porque seus dentes são sensíveis. Nesses casos você deve procurar seu dentista. A sensibilidade dos dentes pode ser tratada e curada, tanto com uso de manobras simplificadas como uso de cremes dentais ou enxagüatórios específicos recomendados pelo profissional que estiver lhe tratando, como através de manobras clínicas específicas que visem proteger a raiz dentária exposta, evitando assim a sensibilização da polpa dentária e conseqüentemente a dor.
Pergunte ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema específico de sensibilidade dental.
Atenção: Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor atrapalhar na boa escovação dos dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais. E também tenha cuidado com a técnica de escovação que você está utilizando, e assim evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, de maneira inadequada podem também à abrasão, agravando e piorando seu problema de sensibilidade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário